Transformação Digital: Negócios e Pessoas

Tenho visto muitos questionamentos sobre Transformação Digital X Transformação de Negócios.Antes de entrar nessa questão, gostaria de relembrar os conceitos ligados a Era Digital:

  • Digital: É a conversão da informação para formato digital
  • Digitalização: Processo atual, baseado em tecnologias, que viabiliza industrias como IoT, Indústria 4.0, Blockchain, Machine Learning,…. ligados a visões holísticas sobre negócios e mudança social, desenvolvimento organizacional e de negócios horizontal, bem como TI.
  • Transformação Digital: Todo e qualquer efeito da digitalização na sociedade.

Um dos principais motivadores para que uma organização busque a transformação digital passa por todo esse momento de disrupções que estamos vivendo, onde o mercado exige resultados mais rápidos e com entrega de valor percebido (benefícios).

Entendo que existam 3 principais norteadores que levam as organizações a buscarem se transformar, sendo uma das alternativas a busca pela Digitalização:

  1. Foco no cliente – experiência e satisfação do usuário
  2. Redução de Desperdícios – sustentabilidade + redução de custos
  3. Time to Market

Sendo assim, Transformação Digital e Transformação de Negócios estão intimamente relacionadas e andam juntas:

As organizações que estão buscando estratégias, cuja as novas tecnologias tragam benefícios ao negócio, tem tido um crescimentos e ganhos acelerados. Temos ótimos exemplos como a Google Home e a Amazon Go.

Segundo o relatório do Pulse of Professional 2018 do PMI, as empresas inovadoras têm tido vantagens competitivas através da aplicação das seguintes tecnologias disruptivas:

Além dessas tecnologias, para se obter a eficácia e velocidade necessárias, as organizações precisam absorver na sua gestão alguns outros pilares tecnológicos, como Big Data, Analytics, DevOps e uso de soluções de exposição de Serviços, como APIs

No entanto, sabemos que realizar uma Transformação digital é mais do que dados e Tecnologia; Requer um novo e mais amplo conjunto de Competências; Requer Mudança Organizacional e Cultural.

Não é por acaso que o tema Agilidade Organizacional também vem ganhando espaço nas empresas juntamente com Transformação Digital, uma vez que há a necessidade de se otimizar processos (Lean, Kaizen,….) e se trabalhar cada vez mais de forma colaborativa para se viabilizar o crescimento dos Negócios. No post Transformação Ágil: Qual o Caminho? comento um pouco sobre essa jornada.

Gosto muito do framework de Transformação Digital apresentado no World Economic Forum , que ilustra os principais fatores envolvidos de uma Digitalização.

Para ingressar em uma jornada de se transformar, a Organização precisa em primeiro lugar buscar um autoconhecimento (assessment) para entender a sua real situação em termos culturais e como está a disseminação do conhecimento da estratégia entre os colaboradores (alinhamento estratégico). Infelizmente é muito comum pessoas estarem realizados tarefas sem a menor ideia de qual o benefício decorrente da mesma.

Em uma cultura organizacional colaborativa e obcecada pelo cliente, os Colaboradores sentem conexão com os objetivos estratégicos da Organização; Todos conhecem a Estratégia; Cada time está alinhado com pelo menos um dos objetivos estratégico; e as Entregas individuais estão alinhadas com os objetivos do time.

No entanto, não se muda uma cultura apenas percebendo-se as mudanças necessárias e ditando-se novas regras. Cultura é alterada com o tempo, conforme novas estratégias são traçadas e atitudes são mudadas e tornam-se repetidas até que passem a ser parte natural da organização.

Pessoas se transformam e impactam a Cultura, a Organização! E aí está o grande desafio: Como ter um time preparado para ser o agente da transformação, com um mindset adequado?

Algumas competências são fundamentais para apoiar o indivíduo nessa jornada

Abordo sobre esse tema no post Você um Agente de Transformação: Big Bang ou Baby Steps

De uma forma simplificada, entendo que Transformação Digital nas Organizações = Resultado de uma Digitalização que Transforma o Negócio, para melhorar a experiência e satisfação do cliente/prospect, e foca em Pessoas capacitadas, que são as habilitadoras de todo o processo

Original: https://www.linkedin.com/pulse/transforma%C3%A7%C3%A3o-digital-neg%C3%B3cios-e-pessoas-carla-krieger/

 

Por |2021-06-06T14:59:11-03:00fevereiro 9th, 2021|Uncategorized|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar um comentário

Ir ao Topo