Navegando no MuVUCA

Não é nenhuma novidade que estamos vivendo em um Mundo VUCA (MuVUCA), onde empresas e pessoas estão tendo que se reinventar para sobreviverem no mercado. Muitas empresas estão desaparecendo enquanto outras estão tendo um crescimento exponencial, surfando na Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade do ambiente que estamos inseridos.

O que faz com que algumas empresas se beneficiem desse MuVUCA?

Vou abordar aqui alguns dos aspectos que tem sido o diferencial nesse desafio, começando com algumas perspectivas dos impactos que temos vividos.

MuVUCA na pespectiva Pessoal

MuVUCA na pespectiva Econômica

Dentro desse cenário, tem se percebido que as organizações que tem se beneficiado são as que navegam muito bem nas tecnologias disruptivas e tem uma grande Agilidade Organizacional para reagirem as mudanças.

Tecnologias Disruptivas

O termo VUCA surgiu na década de 90 no ambiente militar., mas ganhou força nos dias atuais frente a alta velocidade em que as transformações estão acontecendo, muito sendo consequência das tecnologias disruptivas que estão substituindo as tecnologias estabelecidas e abalando o mercado global

As organizações que estão buscando estratégias, cuja as novas tecnologias tragam benefícios ao negócio, tem tido um crescimento e ganho acelerado. Grande parte da vantagem competitiva, em termos de tecnologia, está no investimento em IoT, IA e Cloud Computing

No post “Transformação Digital na perspectiva de Tecnologia e questões técnicas de implantação (Sentindo na pele)” abordo um pouco mais sobre esse assunto.

Agilidade Organizacional

Organizações ágeis “abraçam” mudanças, movendo-se de forma rápida, decisiva e eficazmente para antecipar, iniciar e aproveitar a mudança, mas permanecem robustas o suficiente para absorver quaisquer contratempos, mantendo sempre o foco no cliente

Envolve fatores como cultura organizacional e valores da Organização. No post “Transformação Ágil: Qual o Caminho?” falo sobre alguns dos modelos de escalonar Agilidade nas Organizações X Cultura Organizacional.

Para se ter uma agilidade organizacional temos que ir muito além de uma reorganização da empresa e pensarmos em como transformá-la, desde revisão dos processos das cadeias de valores (Value Stream Mapping) de produtos e serviços, capacitação de pessoas, até uma reavaliação do processo de Planejamento Estratégico. Você vai encontrar mais informações no post “Agilidade Estratégica

Do ponto de vista do indivíduo, algumas características têm suportado a jornada dos grandes líderes atuais.

No post “Você, um Agente de Transformação (Big Bang ou Baby Steps ?)” foco em características das pessoas que lideram uma transformação. Aqui vou falar em um enfoque sobre algumas das características de pessoas que navegam bem no MuVUCA.

Trabalhar de forma colaborativa

Com o grande desafio de termos que estar sempre aprendendo e termos que dar respostas rápidas, cada vez mais saber trabalhar em times multidisciplinares e auto organizados se torna essencial.

Ser um Líder Servidor (Robert Greenleaf)

Começa com um desejo natural de servir, servir em primeiro lugar. Então a escolha consciente leva a inspirar a liderar (Robert Greenleaf).

Um líder servidor tem como características a Escuta Ativa, Empatia, Auto-Cura, Auto-Consciência, Persuasão, Conceituaçao, Previsão, Gestão, comprometimento e Construção de uma Comunidade

No post “Leadership and self-management teams” aprofundo mais sobre ser Lider Servidor.

Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

A capacidade de estar ciente, controlar e expressar as emoções, e de lidar com o relacionamento interpessoal com cuidado e empatia.

Podemos observar esse comportamento principalmente em 2 dimensões:

Agilidade Emocional (Susan David)

Da mesma forma que usamos fatos e dados para tomarmos decisões rápidas e assertivas no mundo dos negócios, o mundo interior (das emoções) também necessita de agilidade emocional para se reinventar e seguir em frente.

Agilidade emocional traz características como Positividade, Curiosidade. Gentileza, Observar-se como um expectador, Desconectar pensamentos e emoções de “fatos consumados”, Valores pessoais como caminho para força de vontade, Resiliência e a eficácia e Equilíbrio entre desafio e competência.

Unir Inteligência Emocional com Agilidade Emocional, permite que, antes de mais nada, a pessoa seja um líder de si mesmo, protagonista da sua jornada.

Mindfulness

Estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente Traduzido no Brasil para Atenção Plena ou Consciência Plena, ajuda a melhorar as capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Quer saber mais sobre Atenção Plena? Leia o post “Liderando com Atenção Plena

Como uma reflexão final, compartilho aqui o que tenho usado como mantra para o MuVUCA: Precisamos todos Aprender a Aprender!

Por |2021-02-09T08:19:00-03:00fevereiro 9th, 2021|Uncategorized|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar um comentário

Ir ao Topo